http://falandodtudoumpouco.blogspot.com.br/search/label/belezahttp://falandodtudoumpouco.blogspot.com.br/search/label/culin%C3%A1riahttp://falandodtudoumpouco.blogspot.com.br/search/label/dicashttp://falandodtudoumpouco.blogspot.com.br/search/label/unhas http://falandodtudoumpouco.blogspot.com.br/search/label/moda
 

Vigorexia - A obsessão pelo corpo perfeito





Olá pessoal hoje recebi uma pauta em meu email , e achei super importante trazer para o blog pois é uma forma de alerta para muitos , até então eu não fazia ideia do que seria Vigorexia  . Então vamos a pauta e a explicação da psicologa Carla Ribeiro .

Entenda como um psicólogo pode ajudar você a ter um belo corpo e uma alma contente 
O verão chegou e trouxe consigo praias e clubes de piscinas lotados. A estação mais quente do ano é também marcada pela maior procura nas academias por pessoas em busca do corpo perfeito. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a prática de exercícios deve ser feita com cautela, sem dispensar o acompanhamento profissional. Muitos que decidem praticar exercícios físicos por conta própria podem comprometer seriamente sua saúde. O que muitas pessoas desconhecem é que o acompanhamento de um psicólogo pode ajudar muito a essas pessoas, porque aqueles que buscam incessantemente pelo corpo perfeito podem recorrer a exageros que comprometem seriamente seu corpo e sua mente.

A psicóloga Carla Ribeiro explica que Vigorexia, mais conhecida como Transtorno Dismórfico Muscular ou Síndrome de Adonis, é o nome dado ao excesso no culto ao corpo, que pode causar muitos danos ao indivíduo psicologicamente. “Esse transtorno é caracterizado pelo indivíduo que pratica exercícios físicos exageradamente e apresenta uma obsessão por sua aparência física. O paciente que apresenta Vigorexia não percebe os avanços do seu corpo e nunca está satisfeito com sua aparência. Para essas pessoas, o resultado da malhação nunca está bom o suficiente”, afirma.


De acordo com a especialista, o Vigoréxico desenvolve sintomas obsessivos compulsivos. “O paciente se exercita excessivamente e passa a adotar uma dieta muito restritiva, em uma busca eterna pela aparência perfeita. Quanto mais o paciente se exercita, mais ele fica insatisfeito. A imagem de si mesma quase nunca condiz com a realidade. Os principais sintomas da Vigorexia são dores musculares, excesso de cansaço, fome, irritabilidade excessiva e principalmente, a ansiedade”, diz


Carla explica ainda, que a pessoa que possui esse transtorno pode sentir grandes efeitos nocivos com o passar do tempo. “A longo prazo o Vigoréxico pode sentir sérios danos à sua saúde, como insuficiência renal ou hepática, problemas de circulação sanguínea e até mesmo, depressão. Além disso, grande parte das pessoas que apresentam esse Transtorno, recorrem ao uso de esteroides e anabolizantes, que podem ocasionar problemas ainda mais graves, como câncer de próstata e doenças cardiovasculares”, esclarece.
Segundo a psicóloga, é muito raro pessoas que apresentem Vigorexia buscarem ajuda, pois em um primeiro momento, elas não têm consciência da própria compulsão. “Através do tratamento psicológico, o indivíduo desenvolve a auto aceitação e passa a conhecer mais sobre si mesmo, desenvolvendo um maior controle dos pensamentos obsessivos pela mudança corporal. Além disso, é fundamental que o uso de esteroides e anabolizantes seja imediatamente cessado, para que a saúde não seja ainda mais prejudicada”, finaliza.


Serviço: 
Carla Ribeiro
Psicóloga Clínica e Hospitalar voltada para Saúde do Homem
caribeiro.psi@gmail.com
www.facebook.com/psicologacarlaribeiroRJ
(21) 9.9908-1834

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Caraca, super importante mesmo, não sabia disso!!!! Vou mostrar pro meu pai, ele é assim, louco por academia/corpo perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Que dica boa as vezes a gente acha que nosso corpo é de ferro ai esquecemos das consequências neh bjus ..

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar mas não tão detalhadamente, adorei o post!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Nunca tinha ouvido falar em vigorexia, seu post é muito interessante.
    Parabéns! !!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi falar sobre isso, mas acredito q conheça pessoas assim.

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia, as pessoas estão sofrendo disso! Uma alimentação saudável e exercícios físicos na deixam o corpo bonito, além de proporcionar saúde e bem estar. Um profissional que precisa indicar cada caso!
    Afinal, de que adianta um corpo "perfeito" e saude escassa?

    www.meumundonofundo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Bom dia flor, onde moro acredito que muitos sofram disso, é uma idolatria com os corpos e academia e muitos já não percebem que estão feios....
    Esse post vem em um momento propício.
    Beijos e sucesso.

    Até a próxima e um Beijo 😘
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar, mas adorei o seu post pois foi extremamente esclarecedor.
    Parabéns por trazer esse assunto.
    Bjs
    www.jaquelinefernandes.com.br

    ResponderExcluir
  9. Conheço pessoas assim, mas não sabia que era praticamente uma doença...
    besitos

    www. blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia nada sobre a virgorexia, infelizmente temos que ter um equilíbrio. Não adianta muito ter o corpo perfeito e em consequência ter outros males.

    Beijos

    ResponderExcluir